Amazônia
Vitória em Roraima, mas perseguição a ruralistas continua PDF Imprimir E-mail
Amazônia

Por Instituto Plinio Corrêa de Oliveira, em 01 Jan 2016

O Estado de Roraima ainda padecia da tragédia da demarcação do Território IndígenaRaposa/Serra do Sol – em decorrência da qual mais de 300 famílias, além de uma dezena de arrozeiros, responsáveis por 8% do PIB estadual, foram cruelmente enxotados de suas casas pela força policial da União –, quando uma nova perseguição começou a se abater sobre pioneiros ruralistas em outra região. Tratava-se desta feita de expulsar da Serra da Lua os seus habitantes tradicionais, para dar lugar ao Parque Nacional do Lavrado.

 
DEFICIT DE SOBERANIA PDF Imprimir E-mail
Avaliação do Usuário: / 1
PiorMelhor 
Amazônia

DEFICIT DE SOBERANIA

Guilherme Theophilo

Durante essa semana, uma questão me chamou tanto a atenção que decidi trazê-la para a reflexão do leitor. Na quinta-feira, dia 20, observei um comentário de um conhecido que acompanhava o noticiário em seu aparelho celular. Euforicamente, ele comentava que mais uma vez presenciava uma goleada da Alemanha. Mais uma vez, o Brasil era humilhado. - Sete a um de novo, dizia ele.

 
História secreta da invasão militar de Roraima PDF Imprimir E-mail
Avaliação do Usuário: / 8
PiorMelhor 
Amazônia

Por Izidro Simões

Depoimento de uma testemunha ocular

No momento em que tanto se fala da cobiça internacional sobre a Amazônia, da ação de ONGs de todos os tipos agindo livremente na região Norte, de estrangeiros vendendo pedaços da nossa floresta, da encrenca que está sendo a homologação da Raposa/Serra do Sol, de índios contra índios, de índios contra não-índios, das ações ou omissões da Funai, do descontentamento das Forças Armadas com referência os rumos políticos que estão sendo dados para esta quase despovoada mas importantíssima parte das fronteiras da nação, é mais do que preciso falar quem sabe, quem conhece, quem vivencia ou quem tenha alguma informação de importância.

 
Pela extinção dos índios no Brasil PDF Imprimir E-mail
Avaliação do Usuário: / 32
PiorMelhor 
Amazônia

Por Jader Christo

Na qualidade de neto de índio, fico chocado quando vejo um turista sendo recebido por um bando de coitados, ornados ridiculamente com penas de plástico, falando com sotaque de "caboclo" incorporado de Umbanda e dançando uma dança estranha com se tivessem um espinho em um dos pés e circulando mancando e grunhindo por uma "aldeia" mais deprimente ainda.

 
Amazônia - "A marcha da insensatez" - Parte II PDF Imprimir E-mail
Amazônia

Por General da Reserva Luiz Eduardo Rocha Paiva*

Este texto é continuação do artigo "Amazônia e a 'Marcha da Insensatez' I", sobre a política amazônica dos últimos governos brasileiros. Como no primeiro, remete-se ao nome do livro da historiadora Barbara Tuchman, escrito na década de 1980, pois insensatez caracteriza a política governamental naquela região desde os anos 1990.

 
«InícioAnterior12PróximoFim»

Página 1 de 2
Free premium joomla themes designed by Lonex.