Quem é? ... José Genoino PDF Imprimir E-mail
Avaliação do Usuário: / 5
PiorMelhor 
Quem é?

José Genoíno nasceu na comunidade de Várzea Redonda, pertencente ao município de Quixeramobim no Ceará.

Foi líder estudantil, integrando a União Nacional dos Estudantes (UNE).

Em 1968, aos 22 anos, ingressou no Partido Comunista do Brasil (PC do B),

Partido que fazia oposição ao governo militar do país.

Com a decretação do AI-5, em dezembro de 1968, mudou-se para São Paulo e passou a viver na clandestinidade.

Em 1968, filiou-se ao PC do B, partido que defendia a luta armada contra o governo militar.

Em 1970, foi para Goiás com o objetivo de lutar na Guerrilha do Araguaia, uma das principais ações desenvolvidas, à época, pelo PC do B, a fim de transformar o Brasil em uma ditadura comunista.

Foi preso, na Região do Araguaia, em 1972. Foi solto em 1977. Foi anistiado em 1979 e participou da fundação do Partido dos Trabalhadores (PT), partido pelo qual foi eleito deputado federal por São Paulo entre 1982 e 2002.

Em 2002, candidatou-se ao governo de São Paulo, mas foi derrotado. No mesmo ano, foi eleito presidente nacional do PT, substituindo José Dirceu ( apontado como chefe de quadrilha).

Renunciou à presidência do PT, em julho de 2005, por envolvimento em denúncias de corrupção, relacionadas ao escândalo do mensalão.

Em 30 de março de 2006, foi denunciado pelo Procurador Geral da Repúblicaao Supremo Tribunal Federal(STF) como um dos líderes do grupo responsável pelo mensalão.

Em agosto de 2007, o STF aceitou a denúncia de Genoino e outros 11 réus pelos crimes de corrupção ativa e formação de quadrilha.O deputado, que passou a contar com foro privilegiado, em razão da sua eleição como deputado em 2006, ainda aguarda o resultado do julgamento.

Embora denunciado como criminoso ao STF, para vergonha e revolta dos militares, atualmente é assessor do Ministro da Defesa, nomeado pelo advogado Nelson Jobim e, inacreditavelmente, em 8 de maio de 2011, Genoíno, um ex-integrante da guerrilha armada que lutou no Araguaia contra o Exército Brasileiro, foi condecorado pelo Ministério da Defesacom a Medalha da Vitória, entregue a personalidades civis ou militares que tenham prestado serviços relevantes à Defesa nacional. Foi a primeira vez que um ex-guerrilheiro recebeu tal homenagem das Forças Armadasno Brasil.

Genoino também é irmão de José Nobre Guimarães, o deputado cearense mais votado em 2006, mas que ganhou notoriedade nacional quando um de seus assessores, José Adalberto Vieira da Silva, foi preso em 2005 ao tentar embarcar em um vôo de São Paulo para Fortaleza com 200 mil reais em uma mala e 100 mil dólares em espécie escondidos na cueca. Envolvimento com denúncias.

Genoíno atuou junto ao Congresso, em nome do Ministro da Defesa, para a aprovação da famigerada "Comissão da Verdade", sobre a qual já se declarou favorável, um dos objetivos do último "Programa Nacional dos Direitos Humanos", elaborado sob a orientação do comunista Vannuchi e que visa, em última instância, abertura de caminho para a revogação da lei da Anistia e punição dos agentes do Estado ( nossos companheiros militares) que combateram os subversivos comunistas em 64.

Genoíno declarou aos jornais, recentemente, que os militares são favoráveis à aprovação da referida Comissão ( com a total omissão dos chefes militares).

 

 

Comentários  

 
-1 # jossyl 10-03-2012 21:18
 

Registre-se para poder enviar comentários

Free premium joomla themes designed by Lonex.