José Dirceu prevê “momento revolucionário” no Brasil e convoca ato contra feminicídio

0
20

Brasília – O ex-ministro José Dirceu (PT) afirmou na sexta-feira (5.dez.2025), durante o 8º Congresso Nacional do PT, que o Brasil atravessará “um momento revolucionário” e questionou se o partido estará preparado para essa fase. “Tenho a intuição de que o Brasil vai viver um momento revolucionário. A questão é saber se estamos à altura desse momento”, declarou.

Para Dirceu, o principal desafio seria enfrentar uma eventual intervenção dos Estados Unidos na soberania brasileira. Ele também mencionou o risco de a direita vencer as eleições de 2026 e defendeu a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como parte da estratégia para preservar a democracia, a soberania nacional e evitar a “degradação do Congresso Nacional”.

“A responsabilidade não é só reeleger o Lula e derrotar novamente a extrema direita, mas também fazer aquilo que a elite brasileira renunciou: defender a soberania, a democracia e realizar uma revolução social no país”, afirmou.

Convocação de ato

Durante o congresso, o ex-ministro convocou a população para um ato em defesa das mulheres e contra o feminicídio neste domingo (7.dez), às 10h, na Torre de TV, em Brasília. A manifestação faz parte da mobilização nacional do movimento Levante Mulheres Vivas, que organizará protestos simultâneos em diversas capitais.

Na sexta-feira, Dirceu usou o Instagram para criticar o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Segundo o petista, a Polícia Militar paulista não garantirá a segurança do ato marcado para as 14h, na Avenida Paulista, e Tarcísio seria responsável por eventual falta de proteção. Em vídeo, Dirceu afirmou que o governador reflete “o machismo próprio do bolsonarismo” e “o desrespeito à mulher brasileira”.

Mesmo diante da ausência de sinalização do governo paulista quanto ao apoio policial, Dirceu declarou que os manifestantes “seguem firmes” e que a presença nas ruas é necessária para enfrentar o bolsonarismo.

Com informações de Poder360

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here