Ciclone extratropical coloca Sul, partes do Sudeste e Centro-Oeste em alerta para temporais

0
25

A formação de um ciclone extratropical associada a uma frente fria mantém o Sul do Brasil e áreas do Sudeste e do Centro-Oeste sob alerta para chuva intensa e ventos fortes no início da segunda semana de dezembro.

Quando e onde o sistema se forma

De acordo com a Climatempo, o ciclone se desenvolve entre esta segunda-feira (8/12) e terça-feira (9/12) na região que engloba o Paraguai, o nordeste da Argentina e o sul do Brasil. Os efeitos devem ser sentidos até quinta-feira (11/12) em boa parte do centro-sul do país.

Riscos previstos

A interação entre o ciclone e a frente fria gera ampla instabilidade atmosférica, capaz de produzir chuva forte em curto espaço de tempo, descargas elétricas e vendavais nos estados da região Sul, além de parte do Sudeste e do Centro-Oeste.

A Climatempo classifica o fenômeno como intenso. Quando estiver completamente organizado, na quarta-feira (10/12) e na quinta-feira seguinte, o sistema poderá provocar rajadas de vento entre 90 km/h e 120 km/h especialmente no litoral e em áreas de serra do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

Deslocamento do ciclone

O órgão meteorológico estima que o centro da baixa pressão se consolide no fim da noite desta segunda-feira. Ao longo da terça, o núcleo do ciclone deve atravessar o Rio Grande do Sul em direção ao leste, alcançando o litoral e depois avançando para o oceano, sempre na altura da costa gaúcha. Embora favoreça temporais no Sudeste e no Centro-Oeste, o sistema não deverá passar diretamente sobre essas regiões.

Intensidade da baixa pressão

O ciclone deve registrar pressão atmosférica abaixo de 1.000 hectopascais, patamar considerado perigoso. Pressões tão baixas favorecem a formação de nuvens carregadas e aumentam o contraste de pressão, impulsionando ventos mais fortes.

Alertas em vigor

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém avisos de chuva intensa para todas as regiões do país. O Sul está sob alerta de perigo potencial para tempestades; Sudeste, Norte, Centro-Oeste e parte do Nordeste concentram alertas de perigo e perigo potencial para precipitações volumosas. No sertão nordestino, há ainda aviso para baixa umidade.

As condições devem ser monitoradas ao longo da semana, pois a combinação de chuva volumosa e ventos fortes pode agravar riscos de alagamentos, queda de árvores e interrupções no fornecimento de energia.

Com informações de Metrópoles

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here