Paulinho da Força descarta anistia a Jair Bolsonaro em relatório sobre dosimetria de penas

0
27

O deputado federal Paulinho da Força (Solidariedade-SP) afirmou nesta segunda-feira (8/12) que o parecer que elabora para o Projeto de Lei da Dosimetria não inclui anistia ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Segundo o relator, “anistia para Bolsonaro está fora de questão”, o que mantém o ex-mandatário impedido de concorrer à Presidência em 2026.

Ao Metrópoles, o parlamentar explicou que seu texto reduz a pena imposta a Bolsonaro — hoje de 27 anos e 3 meses de prisão por tentativa de golpe de Estado — para 2 anos e 4 meses, mas sem zerar a condenação. “Quer benefício maior que esse?”, questionou.

Paulinho também relatou resistência do PL em aceitar sua proposta. “Se eles não aceitam, não tem votação. Se aceitam o meu projeto, a questão está resolvida”, disse. Na avaliação do deputado, mesmo com eventual aprovação na Câmara dos Deputados, o projeto não teria apoio suficiente no Senado.

Condição de Flávio Bolsonaro

No domingo (7/12), em entrevista à TV Record, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) declarou que desistirá da pré-candidatura ao Palácio do Planalto apenas se o pai for libertado. “O meu preço é justiça”, afirmou, acrescentando que cerca de “60 milhões de brasileiros” estariam “sequestrados” junto ao ex-presidente.

Tramitação do projeto

A Câmara aprovou, em 17 de setembro, regime de urgência para o projeto que concede perdão a participantes de manifestações iniciadas em 30 de outubro de 2022, data do segundo turno das eleições. O placar foi de 311 votos favoráveis, 163 contrários e 7 abstenções. O texto beneficia condenados pelos atos antidemocráticos de 8 de Janeiro.

Cenário eleitoral

A indicação de Flávio Bolsonaro como pré-candidato do PL nas eleições de 2026 foi comunicada a aliados na semana passada, decisão que desagradou parte da cúpula partidária, favorável a nomes como o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). No governo Lula, a escolha foi vista com bons olhos, por manter o confronto direto com o bolsonarismo.

Pesquisa Datafolha divulgada em 6/12 mostra que, em eventual segundo turno, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teria 51% das intenções de voto contra 36% de Flávio Bolsonaro.

Com informações de Metrópoles

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here