A vice-presidente venezuelana, Delcy Rodríguez (PSUV), declarou no domingo, 7 de dezembro de 2025, que “nenhum bloqueio pode derrotar a Venezuela”. A afirmação foi feita em Caracas, na Expo Transporte Venezuela 2025, evento que reúne empresas do setor.
No discurso, Rodríguez elogiou as companhias aéreas nacionais por manterem suas operações apesar das restrições impostas pelos Estados Unidos. “O povo venezuelano está dando lições históricas de que não podem nos derrotar”, afirmou.
Pressão norte-americana
Desde agosto, os EUA realizam manobras militares no mar do Caribe. Em setembro, o governo do presidente Donald Trump passou a atacar embarcações que alega serem usadas por narcotraficantes, além de impor limitações ao espaço aéreo venezuelano.
A Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA) emitiu, em 21 de novembro, um alerta pedindo cautela a pilotos que sobrevoam a Venezuela devido ao aumento da atividade militar. Em 29 de novembro, Trump sugeriu que as companhias aéreas considerassem o espaço aéreo do país “fechado”, motivando algumas empresas internacionais a desviarem rotas.
Imagem: Reprodução/VTV
Impacto e reação
Rodríguez avaliou que o transporte venezuelano “sempre foi alvo de tentativas de afetar o país”, mas destacou que o setor mostra sinais de recuperação. “Estamos vendo o ressurgimento de um segmento com alto impacto para a sociedade e para a economia venezuelana”, disse.
Com informações de Poder360

