Nem da Rocinha é transferido do Paraná para penitenciária federal de Mossoró

0
24

Em operação sigilosa coordenada pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), Antônio Francisco Bonfim Lopes, conhecido como Nem da Rocinha, foi removido da Penitenciária Federal de Catanduvas, no Paraná, para a Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte.

A transferência, realizada no mês passado, faz parte da estratégia do governo federal para enfraquecer o comando de organizações criminosas dentro do sistema prisional. Nem estava em Catanduvas desde outubro de 2023 e cumpre pena de 96 anos de reclusão.

Preso no regime federal desde setembro de 2011, o ex-chefe do tráfico na favela da Rocinha, na zona sul do Rio de Janeiro, atualmente integra o Terceiro Comando Puro, mas não exerce cargo de liderança em facções, segundo as autoridades.

Com a mudança de unidade, Nem passa a dividir o mesmo presídio que abrigou Fernandinho Beira-Mar, líder do Comando Vermelho, até março de 2023, quando o traficante foi transferido após a fuga de detentos da unidade potiguar.

Rotina de estudos

Durante os 13 anos em presídios federais, Nem concluiu o Ensino Médio por meio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e prestou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2023, mas não alcançou nota suficiente para ingressar em universidades.

Registros do sistema penitenciário indicam que ele leu cinco livros nesse período, uma média de um título a cada dois anos e meio. Entre as obras está “A Cabana”, de William P. Young, romance que aborda o luto de um pai após o assassinato da filha.

Com informações de Metrópoles

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here