Li Qiang reúne FMI, OMC, Banco Mundial e Dilma Rousseff em debate sobre governança global

0
18

O primeiro-ministro da China, Li Qiang, recebeu nesta terça-feira, 9 de dezembro de 2025, representantes das principais entidades econômicas internacionais em Pequim. A reunião no formato “1+10” teve como tema “Trabalhando Juntos na Governança Global para o Desenvolvimento Compartilhado”.

Participaram do encontro dirigentes do FMI (Fundo Monetário Internacional), OMC (Organização Mundial do Comércio), ONU (Organização das Nações Unidas), Grupo Banco Mundial, OIT (Organização Internacional do Trabalho) e BIS (Banco de Compensações Internacionais). A ex-presidente do Brasil Dilma Rousseff esteve presente na condição de presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (conhecido como Banco dos Brics).

Segundo o governo chinês, o objetivo do diálogo foi buscar consensos e alinhar ações para criar um sistema de governança econômica global mais justo e equilibrado, além de incentivar o crescimento conjunto entre os países.

No encontro, Li Qiang ressaltou que a economia mundial avançou em 2025, apesar de dificuldades, e defendeu a reforma da governança econômica internacional para proteger a ordem comercial. O premiê destacou ainda que a cooperação aberta é ponto de partida essencial para colocar em prática a Iniciativa de Governança Global proposta por Pequim.

Li afirmou que a economia chinesa suportou pressões ao longo do ano e alcançou novos resultados, o que, segundo ele, reforça a confiança do país em cumprir as metas econômicas e sociais fixadas para 2025.

Com informações de Poder360

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here