O lançamento da pré-candidatura de Flávio Bolsonaro (PL-RJ) à Presidência da República, feito na sexta-feira, 5 de dezembro de 2025, provocou 1,86 milhão de menções nas redes sociais em quatro dias, segundo levantamento da consultoria Bites.
O estudo avaliou publicações no Facebook, Instagram, X, sites de notícias, Reddit e YouTube envolvendo os termos “Flávio Bolsonaro”, “Jair Bolsonaro” e “anistia”. No período, foram registradas 19 milhões de interações, marcando os quatro dias de maior volume de citações ao senador em 2025.
No sábado, 6 de dezembro, contabilizaram-se 412 mil menções; no dia do anúncio, 280 mil, mesmo com a concorrência do sorteio da Copa do Mundo de 2026. Apenas no X, somaram-se 1,63 milhão de citações.
Apoio de políticos da direita
De acordo com a Bites, a maioria das publicações no X manifestou apoio à escolha do ex-presidente Jair Bolsonaro pelo nome do filho. Entre os principais perfis que impulsionaram o tema estão os deputados Eduardo Bolsonaro (PL-SP), Carlos Jordy (PL-RJ), Maurício Marcon (Podemos-RS), Mário Frias (PL-SP), Marco Feliciano (PL-SP), Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), Gustavo Gayer (PL-GO) e o senador Magno Malta (PL-ES).
Crescimento de seguidores
Entre 5 e 8 de dezembro, Flávio Bolsonaro acrescentou 311 mil novos seguidores a suas redes: 211 mil no Instagram, 88 mil no Facebook e 11 mil no YouTube. Antes do anúncio, a média diária de novos seguidores era de cerca de 10 mil. Os números divergem da estimativa feita pelo deputado Eduardo Bolsonaro, que havia mencionado um acréscimo de 100 mil seguidores.
Imagem: Internet
Lançamento da pré-candidatura
Ao confirmar a pré-candidatura, Flávio afirmou em seu perfil no X que foi incumbido pelo pai de “dar continuidade ao projeto de nação” e declarou que “não ficará de braços cruzados enquanto a democracia sucumbe”. O senador disse ainda colocar-se “diante de Deus e do Brasil” para cumprir a missão.
Com a escolha, Flávio Bolsonaro se posiciona como o nome do PL para a disputa presidencial de 2026.
Com informações de Poder360

