A Força Aérea Brasileira (FAB) executou, em 8 de novembro, o primeiro exercício de tiro aéreo com o canhão do caça F-39 Gripen. A atividade ocorreu na Base Aérea de Santa Cruz (BASC), na zona oeste do Rio de Janeiro, e teve como finalidade aprimorar a capacitação dos pilotos no emprego desse armamento.
Segundo a FAB, o Gripen utiliza um canhão Mauser BK-27 de 27 mm, produzido pela empresa alemã Rheinmetall. O disparo real representava a última etapa para que a aeronave atingisse capacidade operacional plena.
Com o teste concluído, o caça passa a atender todos os requisitos para atuar no Alerta de Defesa Aérea do Brasil, missão permanente considerada estratégica para a proteção da soberania nacional, informou a Força Aérea.
O exercício ocorre poucos meses após o primeiro voo do F-39 em território brasileiro, realizado no fim de novembro do ano passado, quando o avião decolou de Santa Catarina e pousou em Goiás.
Imagem: Internet
O Brasil firmou, em meados de 2014, contrato para a aquisição de 36 caças F-39 Gripen, fabricados pela sueca Saab. Até o momento, 11 unidades foram entregues à FAB.
Com informações de Metrópoles

