Quaquá afirma que Bope “só matou otário” e provoca bate-boca em evento do PT

0
18

Rio de Janeiro — O vice-presidente nacional do PT e prefeito de Maricá (RJ), Washington Quaquá, declarou que o Bope “só matou otário” ao comentar a operação policial realizada em 28 de outubro nos Complexos da Penha e do Alemão, que resultou em 122 mortos, entre eles cinco policiais.

A fala ocorreu na noite de terça-feira (2.dez.2025), durante seminário sobre segurança pública promovido pelo Partido dos Trabalhadores na capital fluminense. O encontro contou com a presença do secretário nacional de Justiça, Jean Uema; do secretário de Segurança do Piauí, Chico Lucas; do ex-prefeito de Diadema, José de Filippi; do presidente nacional do PT, Edinho Silva; e da secretária nacional de Políticas Públicas da sigla, Vitória Fortuna.

Segundo relatos, quando Quaquá disse que “é óbvio que a polícia do Rio, o Bope, só matou ali otário, vagabundo, bandido”, parte do público reagiu, acusando-o de mentir. O político retrucou: “Você vai ouvir eu falar ou vai ficar berrando? Então, era tudo bandido (…) Espero que na democracia se ouça as bobagens dos outros”. O embate interrompeu brevemente o debate.

De acordo com nota divulgada pelo PT, o prefeito participou do seminário para defender uma estratégia de segurança que una “firmeza na atuação estatal” ao fortalecimento de políticas sociais. Para ele, a “ocupação democrática do território” deve ser conduzida pelas forças do Estado com respaldo militar.

Esta não foi a primeira manifestação de apoio de Quaquá à megaoperação nos complexos da Penha e do Alemão. Em 30 de outubro, dois dias após a ação, o dirigente escreveu nas redes sociais que “ninguém enfrenta fuzil com beijinhos”.

A operação citada pelo vice-presidente petista foi a mais letal do ano no Rio de Janeiro, deixando 117 civis e cinco policiais mortos, segundo dados oficiais.

Com informações de Poder360

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here