Zelensky admite pela primeira vez possível cessão de territórios à Rússia

0
28

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou nesta quinta-feira (11.dez.2025) que qualquer decisão sobre áreas atualmente disputadas com a Rússia precisará ser tomada pela população ucraniana, por meio de eleições ou referendo. A declaração, feita a jornalistas em Kiev, marca a primeira vez que o chefe de Estado reconhece publicamente a possibilidade de ceder território após quase quatro anos de guerra.

Durante a entrevista, Zelensky demonstrou preocupação com a aproximação entre Donald Trump, candidato do Partido Republicano à Presidência dos Estados Unidos, e o líder russo Vladimir Putin. “Os Estados Unidos não querem nos ver na Otan. Quais são os acordos separados entre os EUA e a Rússia? Não sabemos. Com o tempo, todos os segredos serão revelados”, declarou.

As falas ocorrem em meio a crescente pressão internacional para que a Ucrânia realize eleições presidenciais mesmo sob lei marcial. Zelensky disse estar disposto a convocar o pleito se houver garantias mínimas de segurança, entre elas um cessar-fogo.

Segundo veículos de imprensa norte-americanos, Trump deseja que as negociações entre Kiev e Moscou sejam concluídas ainda em 2025. “Acho que eles querem ter uma compreensão completa de onde estamos até o Natal”, afirmou o presidente ucraniano, acrescentando que não existe prazo definido para encerrar o diálogo com o Kremlin.

Com informações de Poder360

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here