O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), estuda assinar uma ordem executiva que reclassifica a maconha na legislação federal, retirando-a da Lista I — onde estão drogas como heroína — e colocando-a na Lista III da Lei de Substâncias Controladas.
Se confirmada, a medida equiparará a cannabis a medicamentos que contêm esteroides e hormônios, reduzindo obstáculos para pesquisas científicas e para o comércio do produto.
Reunião na Casa Branca
Segundo o Washington Post, Trump recebeu na quarta-feira, 11.dez.2025, executivos do setor de maconha, o secretário de Saúde Robert F. Kennedy Jr. e o administrador dos Centros de Medicare e Medicaid, Mehmet Oz, para tratar do tema.
O presidente da Câmara dos Deputados, Mike Johnson (Partido Republicano), participou por telefone e manifestou preocupação, citando estudos contrários à mudança. Representantes da indústria rebateram os argumentos.
Após o encontro, Trump sinalizou disposição para avançar com o decreto, mas ainda analisa possíveis impactos da decisão.
Processo paralisado na gestão Biden
Em 2022, o então presidente Joe Biden (Partido Democrata) ordenou que os departamentos de Saúde e Justiça revisassem a categoria da maconha, mas o processo travou na Agência de Fiscalização de Drogas (DEA) durante a fase de elaboração de regras.
Imagem: Internet
O ex-diretor interino da DEA, Derek Maltz, acusou o Departamento de Justiça de Biden de priorizar a política em detrimento da segurança pública ao recomendar a reclassificação. Já Terry Cole, indicado por Trump para a agência, afirma reiteradamente que a cannabis representa riscos à saúde, principalmente entre jovens.
Trump ainda não definiu data para a assinatura da ordem executiva.
Com informações de Poder360

