Alerta de tsunami é emitido no Japão após terremoto de magnitude 6,7

0
23

Um terremoto de magnitude 6,7 sacudiu o nordeste do Japão por volta das 11h desta sexta-feira (12/11, horário local), equivalente às 23h de quinta-feira (11/12) em Brasília. Minutos depois, a Agência Meteorológica do Japão (JMA) divulgou alerta de tsunami com previsão de ondas de até 1 metro de altura.

Os tremores foram sentidos nas províncias de Aomori, Hokkaido e Iwate. O Instituto de Pesquisas e Prevenção de Desastres do Japão classificou a intensidade em grau 4 numa escala local que vai de 1 a 7. Até o momento, não há registro de vítimas.

Na cidade de Sendai, província de Miyagi, autoridades ordenaram a evacuação de moradores que vivem próximos a rios ou ao litoral, como medida preventiva diante da possibilidade de ondas mais altas.

Segundo abalo na mesma semana

O país já havia sido atingido na segunda-feira (8/11) por um sismo de magnitude 7,6 na mesma região. Na ocasião, mais de 90 mil pessoas precisaram deixar suas casas e pelo menos 33 ficaram feridas, segundo a emissora pública NHK.

De acordo com o Ministério da Educação, sete escolas públicas em Aomori sofreram danos, incluindo janelas quebradas, e 139 instituições de ensino permaneceram fechadas em toda a província. Milhares de residentes tiveram de se deslocar para abrigos, vários serviços ferroviários foram suspensos e houve interrupção no fornecimento de energia elétrica e água.

Com informações de Metrópoles

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here