Governo Lula mantém X como principal rede social; adesão ao Bluesky cai

0
27

Brasília, 12.dez.2025 – O X (antigo Twitter) segue como a plataforma de microblog preferida pelo governo federal. Levantamento realizado até a noite de 9 de dezembro mostra que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e 29 dos 38 ministros mantêm perfis ativos na rede de Elon Musk, enquanto apenas dois membros do primeiro escalão atualizam contas no Bluesky.

Adesão às plataformas

Entre as três principais redes de microblog analisadas – X, Bluesky e Threads – a distribuição no 1º escalão é a seguinte:

• X: 30 perfis ativos (Lula mais 29 ministros)
• Threads: 24 perfis ativos
• Bluesky: 2 perfis ativos

Bluesky perde força

Criado por Jack Dorsey, o Bluesky foi apontado por aliados do governo como “rede de resistência” quando o ministro do STF Alexandre de Moraes determinou a retirada do X do ar em agosto de 2024. A decisão provocou migração temporária de usuários, mas o interesse esfriou após o restabelecimento do serviço, em outubro do mesmo ano.

A primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja, chegou a abandonar o X durante o bloqueio – chegando a publicar “fuck you, Elon Musk” – e não retornou. Sua última postagem na plataforma data de 30 de agosto de 2024.

Ministros fora do X

Nove integrantes do gabinete não atualizam perfis na rede de Musk há pelo menos 30 dias e, portanto, são considerados inativos:

André de Paula (Pesca); Frederico Siqueira (Comunicações); general Marcos Amaro (GSI); José Múcio (Defesa); Marina Silva (Meio Ambiente); Mauro Vieira (Relações Exteriores); Ricardo Lewandowski (Justiça); Sidônio Palmeira (Secom); e Wolney Queiroz (Previdência).

Outros Poderes seguem tendência

Com exceção do presidente do STF, ministro Edson Fachin – que não possui conta em nenhuma das plataformas –, autoridades do Congresso e de governos estaduais analisadas também mantêm presença ativa no X. Estão nessa lista, entre outros, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), Hugo Motta (Republicanos-PB), Randolfe Rodrigues (PT-AP) e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Uso internacional

A preferência pelo X repete-se fora do país. Chefes de Estado como Emmanuel Macron (França) e Javier Milei (Argentina) utilizam a rede para anúncios e comunicados. Nos Estados Unidos, o presidente Donald Trump continua priorizando a própria Truth Social, embora tenha recuperado a conta no X.

Debate ainda concentrado no X

Para o diretor técnico da agência de dados Bites, André Eler, o X segue como espaço privilegiado para discussões políticas. “Se você quer falar com o público interessado em política, faz mais sentido falar no X”, afirma. Segundo ele, outras plataformas – como Instagram e Facebook – não favorecem tanto o debate.

Informações que surgem primeiro no X

Casos recentes demonstram a agilidade da plataforma:

• O então presidente dos EUA Joe Biden anunciou em 21 de julho de 2024, no X, que não disputaria a reeleição; só três dias depois falou publicamente.
• A morte de Hassan Nasrallah, líder do Hezbollah, foi divulgada primeiro por um oficial israelense em 27 de setembro de 2024.
• O Exército de Israel anunciou em 30 de setembro de 2024, também no X, o início da ofensiva terrestre no sul do Líbano.
• A chegada do opositor venezuelano Edmundo González à Espanha foi informada em 8 de setembro de 2024 pelo chanceler espanhol José Manuel Alvarez.

O levantamento desconsiderou Facebook e Instagram e considerou conta ativa aquela atualizada nos 30 dias anteriores à coleta, concluída em 9 de dezembro de 2025.

Com informações de Poder360

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here