Gleisi Hoffmann comemora retirada de sanções dos EUA contra Alexandre de Moraes

0
29

A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, afirmou nesta sexta-feira, 12 de dezembro de 2025, que o encerramento das penalidades impostas pelos Estados Unidos ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes representa “um sucesso da democracia brasileira” e resultado direto da atuação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O comentário foi feito durante o jantar anual do grupo jurídico Prerrogativas, na Casa Natura Musical, bairro de Pinheiros, zona oeste de São Paulo.

Sanções revogadas

Mais cedo, o Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros dos EUA (Ofac) retirou Moraes, sua esposa, a advogada Vivian Barci de Moraes, e a empresa familiar Instituto Lex da Lei Magnitsky. As sanções estavam em vigor desde 30 de julho de 2025, adotadas durante o governo Donald Trump, que criticava a condução do processo do STF contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), condenado por tentativa de golpe de Estado.

Evento do Prerrogativas

O grupo Prerrogativas, formado por profissionais do direito favoráveis ao governo Lula, realiza anualmente o encontro de fim de ano. Na edição de 2025, três autoridades foram homenageadas: o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), o ministro da Fazenda Fernando Haddad (PT) e a ministra do Planejamento Simone Tebet (MDB). Todos são citados como possíveis candidatos ao governo de São Paulo ou ao Senado em 2026.

A confraternização contou com apresentações do cantor Xande de Pilares, da ministra da Cultura Margareth Menezes e da dupla de parodistas Edu Krieger e Natalia Voss.

Ao menos 28 integrantes do Prerrogativas ocupavam cargos no governo federal até agosto de 2024. Entre eles, há nomes filiados ao PT e ao Psol, unidos pelo apoio a Lula.

Com informações de Poder360

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here