A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado aprovou, na terça-feira (9.dez.2025), o Projeto de Lei 331/2020, que autoriza a doação de quatro helicópteros pertencentes ao governo brasileiro para o Paraguai e o Uruguai.
Pelo texto, encaminhado pelo Poder Executivo, o Paraguai receberá dois helicópteros Bell 412 Classic, atualmente em uso pelo Comando de Aviação Operacional da Polícia Federal. Já o Uruguai será contemplado com dois Bell Jet Ranger 3 (IH-6B), pertencentes à Marinha do Brasil.
As aeronaves serão transferidas no estado de conservação em que se encontram. Todos os custos de manutenção, operação e eventual adaptação ficarão sob responsabilidade dos países beneficiados, sem despesas adicionais para o Brasil.
Relator da proposta e presidente do colegiado, o senador Nelsinho Trad (PSD-MS) afirmou que a medida fortalece a cooperação regional em segurança pública e defesa. De acordo com o parlamentar, o enfrentamento de crimes transnacionais exige ações conjuntas entre os países sul-americanos.
Imagem: Internet
O projeto tramita no Senado desde 2020 e seguirá ao plenário em regime de urgência. Caso seja aprovado pelos senadores, o texto será enviado à sanção presidencial.
Com informações de Poder360

