Messias mantém busca por votos após cancelamento de sabatina no Senado

0
23

Indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para ocupar uma cadeira no Supremo Tribunal Federal (STF), o advogado-geral da União, Jorge Messias, reagiu com tranquilidade ao cancelamento de sua sabatina, anunciado pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP). A sessão estava marcada para 10 de dezembro.

De acordo com interlocutores, Messias pretende continuar visitando gabinetes na Casa para consolidar apoios. Ele afirmou que concentrará a própria agenda no contato direto com senadores, enquanto o Palácio do Planalto ficará responsável por negociar com Alcolumbre.

Governo avalia ganho de tempo

No Planalto, a decisão de adiar a sabatina foi recebida como oportunidade para ampliar a base de votos favoráveis. Mesmo assim, Alcolumbre sinalizou a aliados que não há previsão para remarcar o compromisso — a expectativa nos bastidores é de que o processo só avance em 2026.

Motivos do cancelamento

Ao comunicar a mudança, Alcolumbre alegou que o governo não enviou ao Congresso a mensagem oficial com a indicação de Messias. Em nota lida no plenário, o senador lembrou ter fixado 3 de dezembro para a leitura do parecer do relator e 10 de dezembro para a sabatina e a votação.

Para o presidente do Senado, a ausência do documento configura “omissão grave e sem precedentes” do Poder Executivo e interfere no cronograma legislativo. Ele afirmou que o cancelamento busca evitar questionamentos regimentais, acrescentando que não há nova data definida para a análise da indicação.

Com informações de Metrópoles

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here