A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES) emitiu novo alerta para prevenção do sarampo após confirmar o segundo caso da doença no estado em 2025. O paciente é um homem de 27 anos, não vacinado, que retornou recentemente de viagem ao exterior. Ele foi atendido na capital e já recebeu alta.
Segundo a pasta, quaisquer casos suspeitos devem ser notificados e investigados de forma imediata, devido à alta transmissibilidade do vírus. Após a confirmação, as equipes de vigilância devem iniciar investigação epidemiológica, busca ativa de contatos e intensificar a vacinação nos locais envolvidos.
O primeiro registro de sarampo em 2025 havia ocorrido em abril, também na cidade de São Paulo. A SES lembra que a principal medida de controle é a vacinação com a tríplice viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba.
Sintomas e orientação médica
Febre alta, manchas vermelhas na pele, tosse seca, conjuntivite, coriza e intenso mal-estar estão entre os sintomas mais comuns do sarampo. As manchas costumam surgir primeiro no rosto e se espalham pelo corpo. Pequenas manchas brancas na boca, dor de cabeça e irritação na garganta também podem aparecer. Em caso de suspeita, a recomendação é procurar atendimento médico imediato; o tratamento é sintomático.
Imagem: Internet
Onde se vacinar
A vacina contra o sarampo está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital paulista de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Aos sábados e feriados, a imunização ocorre nas AMAs/UBSs Integradas, no mesmo horário.
Com informações de Metrópoles

