Protesto em Brasília questiona anistia e mira Congresso, Hugo Motta e Ibaneis Rocha

0
27

Organizações de esquerda realizaram na manhã deste domingo (14.dez.2025) um ato na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, contra o Projeto de Lei 2.162/2023, conhecido como “PL da Dosimetria”. O texto, aprovado na Câmara e que reduz as penas dos envolvidos nos ataques de 8 de Janeiro, será analisado pelo Senado na próxima quarta-feira (17.dez).

Com o slogan “Congresso inimigo do povo”, manifestantes direcionaram críticas ao Parlamento, ao presidente da Câmara, deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), e ao governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB). A vice-governadora Celina Leão (PP) também foi alvo de protestos.

Como foi o ato

A concentração começou por volta das 10h no SesiLAB, ao lado da Biblioteca Nacional. Às 11h, o grupo iniciou caminhada em direção ao Congresso Nacional. A mobilização durou cerca de quatro horas e foi parcialmente interrompida às 13h, quando a chuva dispersou parte do público.

Presenças políticas

Participaram parlamentares federais e distritais, além de sindicatos, lideranças indígenas e pré-candidatos ao Palácio do Buriti. Entre os nomes presentes estavam:

  • Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), deputado federal;
  • Erika Kokay (PT-DF), deputada federal;
  • Ricardo Galvão (Rede-SP), deputado federal;
  • Ricardo Capelli (PSB) e Leandro Grass (PT), pré-candidatos ao governo do DF.

Capelli e Grass relacionaram o governo local ao escândalo envolvendo o Banco Master, afirmando que o Executivo distrital teria usado recursos do BRB para “salvar bandidos”.

Atrações e mensagens

O músico Fabiano Trompetista, conhecido por apresentações contrárias ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e por ter permanecido em frente à sede da Polícia Federal em Curitiba durante a prisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), tocou durante o ato.

Protesto em Brasília questiona anistia e mira Congresso, Hugo Motta e Ibaneis Rocha - Imagem do artigo original

Imagem: causa de uma chuva que atingiu a capital

Cartazes e bandeiras estilizadas pediam o arquivamento do PL 2.162 e denunciavam o que os manifestantes chamaram de “anistia aos golpistas”.

Não houve registro de confrontos ao longo da manifestação.

Com informações de Poder360

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here