Lula prevê nova rodada de corte de tarifas dos EUA após telefonema com Trump

0
18

Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quarta-feira, 3.dez.2025, que uma nova redução das tarifas impostas pelos Estados Unidos a produtos brasileiros “está perto” de ser anunciada. A declaração foi dada à TV Verdes Mares, em Fortaleza (CE), um dia depois de Lula conversar por telefone com o presidente norte-americano Donald Trump (Partido Republicano), diálogo descrito pelo petista como “extraordinário”.

“Estamos perto de receber boas notícias dos Estados Unidos. Pode esperar, muita coisa vai acontecer, estou convencido”, disse Lula durante a entrevista.

Primeira flexibilização em novembro

Em novembro, Washington já havia retirado a sobretaxa sobre carne bovina, café e algumas frutas brasileiras, adotada em agosto no chamado “tarifaço” – aumento de 50% sobre exportações do Brasil que atingiu principalmente o agronegócio e setores de alto valor agregado.

Segundo Lula, ainda restam produtos sujeitos às tarifas que precisam de negociação. Na ligação de terça-feira, o brasileiro elogiou a medida inicial dos Estados Unidos e reiterou a necessidade de ampliar as exceções.

Reaproximação após reunião na Malásia

O ambiente de diálogo ganhou impulso em outubro, quando Lula e Trump se encontraram durante a cúpula da Asean, na Malásia. Considerado cordial pelos dois governos, o encontro levou Trump a autorizar a revisão das sobretaxas.

Depois disso, o chanceler Mauro Vieira conduziu tratativas com o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, em rodadas no Canadá e em Washington. O Brasil propôs a flexibilização gradual das tarifas e mecanismos de compensação comercial.

Trump aponta “parceria”

Após o telefonema com Lula, Trump declarou nas redes sociais que “muitas coisas boas virão desta nova parceria”. De acordo com o republicano, foram discutidos comércio, combate ao crime organizado, sanções a autoridades brasileiras, tarifas e outros temas.

Lula e Trump acertaram retomar as conversas em breve para acompanhar o andamento das negociações tarifárias.

Com informações de Poder360

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here