A deputada federal Erika Hilton (Psol-SP) declarou neste domingo, 14 de dezembro de 2025, que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não participará da disputa de 2026 e “assistirá à reeleição” do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A fala ocorreu em um protesto realizado no centro de São Paulo contra o Projeto de Lei da Dosimetria, aprovado pela Câmara dos Deputados em 10 de dezembro.
“Ele não estará nas urnas em 2026 e terá de ver o melhor presidente que este país já teve ser reeleito”, afirmou a parlamentar diante de centenas de manifestantes. O ato foi replicado em outras capitais, inclusive Brasília.
Críticas ao projeto
O PL da Dosimetria, aprovado na madrugada de quarta-feira (10.dez), prevê a redução de penas para condenados pela invasão e depredação das sedes dos Três Poderes em 8 de Janeiro, além de beneficiar investigados por tentativa de golpe, entre eles Bolsonaro. Para Hilton, o Congresso acelera a votação de medidas que favorecem militares e aliados do ex-presidente, enquanto temas como proteção a mulheres, população LGBT e mudanças na jornada 6 x 1 permanecem estagnados.
Participação de Guilherme Boulos
O ministro Guilherme Boulos (Secretaria-Geral da Presidência) também participou do protesto em São Paulo. Em entrevista, classificou o texto aprovado pela Câmara como “anistia envergonhada” e disse esperar que o Senado rejeite a proposta. “É um recado da sociedade para que o Senado não cometa o mesmo erro”, declarou.
Imagem: Internet
Hilton encerrou seu discurso afirmando que a esquerda pretende “ocupar mais uma vez” a Presidência da República e o Congresso Nacional nas eleições de 2026.
Com informações de Poder360

