Direita latino-americana comemora eleição de José Antonio Kast no Chile

0
25

Líderes de orientação conservadora em diferentes países da América Latina congratularam José Antonio Kast (Partido Republicano) pela vitória no segundo turno presidencial chileno, realizado no domingo, 14 de dezembro de 2025. Kast obteve 58,2% dos votos válidos e assumirá o Palácio de La Moneda em 11 de março de 2026.

Com a posse, a distribuição política na América do Sul passará a ser de seis governos à direita e seis à esquerda.

Mensagens de chefes de Estado

O presidente da Argentina, Javier Milei (La Libertad Avanza), escreveu nas redes sociais que “a esquerda retrocede” ao parabenizar o chileno. Do Paraguai, Santiago Peña (Partido Colorado) classificou o pleito como “exemplar” e afirmou esperar aprofundar a cooperação bilateral.

Daniel Noboa (Ação Democrática Nacional), presidente do Equador, declarou que “uma nova etapa se inicia” para o Chile e para a região. Na Bolívia, o presidente eleito Rodrigo Paz Pereira (Partido Democrata Cristão) avaliou o resultado como “mensagem firme” em defesa da família, da segurança pública e da economia de mercado.

O panamenho José Raúl Mulino (Realizando Metas) desejou sucesso ao novo governo chileno e convidou Kast a fortalecer a relação entre os dois países.

Direita latino-americana comemora eleição de José Antonio Kast no Chile - Imagem do artigo original

Imagem: Internet

Reações brasileiras

No Brasil, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), disse que os chilenos deram “passo importante” e que “o Brasil será o próximo a se livrar desse fardo ideológico”. O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) afirmou que o Chile ganhará em “empregos, segurança pública e esperança”.

O deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) celebrou a vitória chilena e projetou que seu irmão Flávio disputará a Presidência brasileira em 2026. A deputada Carol de Toni (PL-SC) manifestou desejo de que o Brasil tenha “a mesma alegria” em 2026. Já Luiz Philippe de Orléans e Bragança (PL-SP) declarou que a América Latina “está cansada de aventuras ideológicas” e que “a história sopra à direita”.

Com informações de Poder360

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here