Líder do PL diz que Ramagem avalia deixar mandato em 2026 após pedido de asilo nos EUA

0
23

Brasília, 15 de dezembro de 2025 – O deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ) considera renunciar ao mandato em 2026, enquanto aguarda a análise de um pedido de asilo político nos Estados Unidos. A informação foi dada nesta segunda-feira (15) pelo líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (RJ).

“Falei com ele agora há pouco; disse que talvez pense em uma renúncia no próximo ano, já que o processo de asilo está em andamento e, neste momento, isso é importante para ele”, declarou Sóstenes a jornalistas.

Cassação em debate

O parlamentar afirmou que pedirá, na reunião de líderes, que o processo de cassação de Ramagem siga o trâmite regular, iniciando pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). “Meu apelo ao presidente Hugo Motta é que respeite o mandato de Ramagem como fez com os demais e não leve o caso diretamente ao plenário”, disse.

Condenação e fuga

Em setembro, o Supremo Tribunal Federal cassou o mandato de Ramagem e o condenou a 16 anos, 1 mês e 15 dias de prisão por tentativa de golpe de Estado. Em novembro, o STF decretou sua prisão preventiva depois que o deputado deixou o país rumo aos Estados Unidos.

O diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, informou que a corporação investiga quem facilitou a saída do congressista do território brasileiro.

Ramagem permanece nos EUA enquanto aguarda a decisão sobre o asilo político.

Com informações de Poder360

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here