O presidente do Chile, Gabriel Boric, recebeu nesta segunda-feira, 15 de dezembro de 2025, o presidente eleito José Antonio Kast no Palácio de La Moneda, em Santiago. O encontro formaliza o começo do processo de transição após a vitória de Kast no segundo turno das eleições presidenciais, realizado no domingo (14/12), contra a candidata comunista Jeannette Jara.
A cerimônia de posse de Kast está agendada para 11 de março. Antes de entrar na sede do governo, o líder do Partido Republicano agradeceu a recepção e disse esperar “uma conversa republicana” com Boric. “Espero exercer corretamente essa responsabilidade quando assumir em 11 de março”, afirmou.
Reunião institucional
Nas redes sociais, Boric classificou a conversa como “institucional”. Segundo o presidente, o encontro segue a ligação telefônica tradicional feita na noite da apuração, quando ele parabenizou o adversário e o convidou a iniciar as conversas sobre a transferência de poder.
Kast compareceu acompanhado da esposa, María Pía Adriasola, e de integrantes centrais de sua equipe política: Jorge Quiroz, Claudio Alvarado, María Jesús Wulf e Arturo Squella. O grupo já trabalha nas diretrizes do próximo governo, que simboliza o retorno do pinochetismo ao Executivo chileno.
Imagem: Internet
Para La Moneda, a reunião reforça o compromisso com as normas democráticas e republicanas em meio a um cenário político marcado por forte polarização no país.
Com informações de Metrópoles

