Uma escultura de bronze em tamanho real de Oscar Niemeyer foi inaugurada nesta segunda-feira (15/12) na Casa de Chá, localizada na Praça dos Três Poderes, em Brasília. A cerimônia marcou o aniversário de 118 anos de nascimento do arquiteto e reuniu autoridades, representantes do setor cultural, familiares e o artista responsável pela obra.
Símbolo no coração da capital
Projetada pelo próprio Niemeyer, a Casa de Chá funciona como café-escola do Senac-DF e, segundo balanço apresentado durante o evento, recebeu cerca de 250 mil visitantes nos últimos 18 meses. Para o diretor regional do Senac-DF, Vitor Corrêa, a instalação da escultura ajuda a concretizar a visão original do arquiteto de ter ali um ponto de encontro e contemplação.
Obra móvel
Corrêa explicou que o monumento foi concebido para ser removível, possibilitando sua transferência para áreas internas, externas ou outras unidades do Senac e espaços públicos do Distrito Federal, conforme necessidade.
Processo de criação
O escultor Léo Santana contou que levou quatro meses para produzir a peça em bronze. Ele pesquisou fotografias do arquiteto e optou por retratá-lo mais jovem, sentado em um banco criado pelo próprio Niemeyer. “Ele trabalhava com volume, forma e espaço, assim como eu”, comentou o artista.
Família aprova homenagem
Presente à solenidade, o neto do arquiteto, Cadu Niemeyer, acompanhou o projeto desde o início e colaborou com ajustes na fisionomia da estátua. Ele disse que o resultado superou as expectativas e acredita que o avô “ficaria extremamente contente” com a lembrança.
Memória preservada
O superintendente do Arquivo Público do Distrito Federal, Adalberto Scigliano, destacou que o órgão mantém quase 10 milhões de documentos sobre a obra de Niemeyer e vê a iniciativa como forma de despertar o interesse de novas gerações pela história de Brasília.
Imagem: Internet
Diálogo com o Iphan
Na manhã da inauguração, técnicos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) vistoriaram o local. O Senac-DF já protocolou a documentação técnica e informou que atenderá às orientações do órgão. Como a escultura está fixada em mobiliário da Casa de Chá e é removível, eventuais ajustes poderão ser feitos facilmente.
Com a obra, visitantes passam a ter mais um ponto de atração para registrar fotos e manter vivo o legado do arquiteto que idealizou alguns dos principais cartões-postais da capital federal.
Com informações de Metrópoles

