O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) oficializou, na segunda-feira (15.dez.2025), a recondução de Paulo Gonet ao cargo de procurador-geral da República. O novo mandato na PGR vai até 2027.
A cerimônia ocorreu no Palácio do Planalto, em Brasília, com a assinatura do decreto por Lula e pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski.
Em publicação na rede social X, Lula afirmou que o país “precisa de seriedade, coragem e compromisso com a verdade” e declarou ter “convicção” de que Gonet continuará a exercer o posto “com firmeza e responsabilidade”.
Votação no Senado
Gonet foi confirmado pelo Senado em 12 de novembro, por 45 votos a 26 — apenas quatro a mais que o mínimo exigido para a recondução. Em 2023, quando assumiu o cargo pela primeira vez, havia obtido 65 votos favoráveis e 11 contrários.
Avaliação no STF
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, elogiou a permanência de Gonet, destacando seu papel “no fortalecimento da democracia, do Estado Democrático de Direito e no combate à corrupção e ao crime organizado”.
Imagem: Internet
Com a nova posse, Paulo Gonet seguirá à frente do Ministério Público Federal pelos próximos dois anos.
Com informações de Poder360

