Trump determina bloqueio total a petroleiros que operam na Venezuela; Maduro reage e fala em “ameaça grotesca”

0
21

Brasília, 17.dez.2025 – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), ordenou na terça-feira (16.dez.2025) o bloqueio completo de petroleiros já sancionados que entrem ou saiam da Venezuela.

Em mensagem divulgada na rede Truth Social, o norte-americano afirmou que “a Venezuela está completamente cercada pela maior Armada já reunida na história da América do Sul” e prometeu ampliar a operação até que Caracas “devolva todo o petróleo, terras e outros bens” que, segundo ele, teriam sido “roubados” dos EUA.

Escalada de tensão

A medida acontece uma semana após a Guarda Costeira dos EUA apreender um navio-tanque próximo à costa venezuelana e coincide com o aumento da presença militar norte-americana na região. O governo de Washington pressiona o presidente Nicolás Maduro (PSUV) a deixar o cargo.

Trump acusou o líder venezuelano de usar receitas do petróleo para sustentar um “regime ilegítimo” e financiar terrorismo, tráfico de drogas, sequestros e assassinatos. Em sua publicação, declarou que o governo de Caracas foi classificado como “organização terrorista estrangeira”.

Resposta de Maduro

Antes da mensagem de Trump, Maduro havia pedido “paz” em pronunciamento televisionado. De acordo com a agência Reuters, o venezuelano disse que “o imperialismo e a direita fascista querem colonizar a Venezuela para se apoderar de suas riquezas” e prometeu defender o país.

Em nota oficial, o Palácio de Miraflores qualificou a decisão norte-americana como “ameaça grotesca e absolutamente irracional” e avisou que recorrerá à Organização das Nações Unidas (ONU) para denunciar “grave violação do Direito Internacional”. O comunicado reforça a soberania sobre os recursos naturais, o direito à livre navegação e afirma que a Venezuela “jamais voltará a ser colônia de império algum”.

Reação do mercado

Após o anúncio de Trump, os preços internacionais do petróleo subiram mais de 1% nesta quarta-feira (17.dez). O barril do Brent avançou 1,3%, fechando a US$ 59,71, enquanto o West Texas Intermediate (WTI) ganhou 1,4%, alcançando US$ 56,04.

Com informações de Poder360

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here