PSB projeta Haddad na disputa ao Senado em 2026, diz futuro líder da sigla

0
10

O deputado Jonas Donizette (SP), escolhido para liderar a bancada do PSB na Câmara a partir de 30 de dezembro, afirmou nesta quarta-feira (17/12) que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), tende a se lançar candidato ao Senado em 2026.

Segundo o parlamentar, a esquerda carece de nomes com potencial para assegurar pelo menos uma das duas vagas paulistas na próxima eleição, o que, na avaliação dele, deixaria Haddad sem alternativa competitiva.

Donizette detalhou o cenário que o PSB pretende defender: o vice-presidente e ministro da Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), voltaria a compor a chapa presidencial como candidato a vice; o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) tentaria a reeleição em São Paulo; e o ministro do Empreendedorismo, Márcio França (PSB), disputaria o Palácio dos Bandeirantes com apoio do PT. Para a corrida ao Senado, a sigla trabalharia com Haddad e outro nome de esquerda ou centro-esquerda, possivelmente a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.

Apesar de Haddad afirmar que deixará o Ministério da Fazenda em abril para ajudar na campanha de reeleição do presidente Lula e negar interesse em concorrer ao Senado, Donizette disse acreditar que o petista “não terá escolha”, por ser considerado o postulante mais forte dentro do campo progressista. Haddad acumula três derrotas eleitorais consecutivas: prefeitura de São Paulo (2016), Presidência da República (2018) e governo paulista (2022).

Nos bastidores, dirigentes de partidos de esquerda admitem que a disputa pelo governo estadual deverá ser acirrada contra Tarcísio, mas consideram possível conquistar ao menos uma cadeira no Senado.

O futuro líder do PSB também declarou haver “grande chance” de Marina Silva trocar a Rede pelo PSB para disputar o Senado. A ministra enfrenta divergências internas em sua legenda, o que, segundo aliados, facilita a migração partidária.

Com informações de Metrópoles

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here