Um grupo de cerca de 25 jovens enfrentou a neve em Tomsk, na Sibéria, para contestar a decisão do governo russo de proibir o acesso ao jogo on-line Roblox. O bloqueio foi imposto no início de fevereiro pelo órgão regulador de comunicações Roskomnadzor, que alegou “conteúdo inadequado” capaz de afetar o desenvolvimento moral e espiritual de crianças.
Cartazes e cartas
Durante o ato, os manifestantes exibiram cartazes escritos à mão com frases como “Mãos fora do Roblox” e “Roblox é vítima da Cortina de Ferro digital”. Publicamente, manifestações desse tipo são incomuns na Rússia, sobretudo relacionadas a videogames, o que chamou a atenção de moradores e da imprensa.
A defensora da censura russa Yekaterina Nimesulida informou ao porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, ter recebido mais de 63 mil cartas de crianças entre 8 e 16 anos pedindo a liberação da plataforma. O Roblox é apontado como um dos jogos mais populares entre esse público.
Apesar da mobilização, o governo mantém a posição de que a plataforma contém materiais prejudiciais para menores. Até o momento, não há sinal de revisão da medida.
Imagem: Internet
Com informações de Metrópoles

