Caetano Veloso considera “inaceitável” votação acelerada do PL da Dosimetria no Senado

0
7

O cantor e compositor Caetano Veloso divulgou um vídeo nas redes sociais na manhã desta quarta-feira (17/12) para criticar a análise, em regime de urgência, do Projeto de Lei da Dosimetria no plenário do Senado Federal.

No registro, o artista classificou a proposta como “inaceitável” e afirmou que o texto significa uma “anistia light” para quem já cometeu ou venha a cometer crimes contra a democracia. “Se o Senado aprovar esse texto, o Congresso estará dizendo que tentar golpe de Estado no Brasil pode sair barato”, declarou.

Projeto em debate

A votação do PL da Dosimetria começou nesta quarta-feira após aprovação na Câmara dos Deputados na semana anterior, sob forte pressão da oposição. O texto permite que condenados por crimes contra o Estado — como os investigados pelos atos de 8 de janeiro — peçam revisão de pena após a sentença. Parlamentares discutem a possibilidade de o dispositivo beneficiar também outros tipos de condenados.

Se o Senado aprovar a matéria, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva poderá vetá-la total ou parcialmente; no entanto, um eventual veto pode ser derrubado posteriormente pelos deputados.

Repercussão no plenário

Durante a sessão, o senador Marcio Bittar (PL-AC) rebateu as críticas de Caetano Veloso, chamando o cantor de “hipócrita” e condenando a postura de setores de esquerda contrários ao projeto.

Caetano ainda acusou o Congresso de ignorar a opinião pública, segundo ele majoritariamente contrária à proposta. “É terrível! Neste exato momento, a toque de caixa, o Senado Federal está pronto para votar um texto que dê anistia light”, reforçou no vídeo.

Com informações de Metrópoles

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here