Lula convida Gustavo Feliciano para o Turismo; posse está marcada para 23 de dezembro

0
8

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) oficializou, na tarde desta quinta-feira (18/12), o convite para que Gustavo Feliciano assuma o Ministério do Turismo. Filho do deputado federal Damião Feliciano (União-PB), o novo titular da pasta aceitou a proposta e deve tomar posse na próxima terça-feira (23/12).

A nomeação foi discutida em reunião no Palácio do Planalto que contou com a presença de Lula, de Damião Feliciano, do deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), do deputado Pedro Lucas (União-MA), do ex-ministro das Comunicações e deputado Juscelino Filho (União-MA) e da ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT).

Durante o encontro, o agora ex-ministro Celso Sabino não compareceu, mas recebeu elogios em vídeo gravado pelo presidente. Após a reunião, Lula e os parlamentares visitaram uma maquete do projeto de transposição do Rio São Francisco no térreo do Planalto; no trajeto, o chefe do Executivo chamou Gustavo Feliciano de “ministro”.

Substituição no comando da pasta

A saída de Sabino foi anunciada por Lula na quarta-feira (17/12), ao fim de reunião ministerial. O União Brasil, partido do qual Sabino era filiado, solicitou a exoneração e indicou o nome de Gustavo Feliciano para o posto.

No início de dezembro, Sabino havia sido expulso da legenda após descumprir a decisão da sigla de deixar o governo. Mesmo tendo apresentado carta de demissão, permaneceu no cargo até a realização da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), em Belém (PA).

Reservadamente, dirigentes do União Brasil afirmam que não participaram da indicação de Feliciano, lembrando que ele não é filiado ao partido. O movimento, segundo integrantes da sigla, teria o apoio apenas de uma ala parlamentar. A mudança no Turismo foi vista como um gesto do Palácio do Planalto ao deputado Hugo Motta, que apoiou o novo ministro.

Antes do convite de Lula, Gustavo Feliciano ocupou a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba.

Com informações de Metrópoles

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here