SÃO PAULO, 19.dez.2025 – A chinesa ByteDance fechou a venda de cerca de 80% dos ativos do TikTok nos Estados Unidos para um grupo de investidores norte-americanos formado por Oracle, Silver Lake e MGX. O acerto foi comunicado aos funcionários na quinta-feira (18.dez.2025) pelo CEO do aplicativo, Shou Zi Chew, informou o site Axios.
O negócio inclui a criação da TikTok USDS Joint Venture LLC, empresa que concentrará a operação da plataforma no país. Segundo Chew, a medida garantirá que “mais de 170 milhões de norte-americanos continuem descobrindo um mundo de possibilidades infinitas”.
Participação na nova companhia
A composição societária da joint venture ficou definida da seguinte forma:
- 50% será controlado por um consórcio de novos investidores;
- desse total, Oracle, Silver Lake e MGX terão 15% cada (45% ao todo);
- 30,1% ficará nas mãos de afiliadas de acionistas atuais;
- 19,9% permanecerá com a ByteDance.
Pressão de Washington
Washington e Pequim negociam a saída da ByteDance da gestão do TikTok desde 2020. Durante seu primeiro mandato, o então presidente Donald Trump tentou, sem sucesso, proibir o aplicativo no país. Em abril de 2025, ele voltou a ameaçar um banimento caso não fosse apresentada uma solução.
A Casa Branca argumenta que a plataforma representa risco à segurança nacional, pois poderia permitir que dados de usuários norte-americanos fossem acessados pelo governo chinês. Os Estados Unidos exigem que o processamento e o armazenamento dessas informações ocorram exclusivamente em território norte-americano, sem interferência de Pequim.
Imagem: Internet
Com o novo arranjo societário, ByteDance e os investidores esperam atender às exigências de Washington e evitar restrições à operação do TikTok no mercado norte-americano.
Com informações de Poder360

