Chuvas fortes permanecem nesta sexta-feira no Sudeste, Centro-Oeste e Norte

0
5

As precipitações que marcaram o início da semana continuam nesta sexta-feira, 19 de dezembro, nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Norte do país. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém alertas de perigo e perigo potencial para chuvas intensas, associadas à passagem de uma frente fria.

Sudeste

A previsão indica acúmulo de até 50 mm em 24 horas e ventos acima de 60 km/h em estados como Rio de Janeiro e Minas Gerais. Mesmo com o tempo instável, as temperaturas seguem elevadas: máxima de 27 °C na capital fluminense e de 26 °C em Belo Horizonte. Os temporais podem ocorrer de forma isolada, com rajadas de vento, trovoadas e eventual queda de granizo.

Norte

No Norte, as capitais Manaus (AM), Belém (PA) e Macapá (AP) devem registrar grandes volumes de chuva. As máximas chegam a 32 °C em Manaus e Belém e a 33 °C em Macapá.

Centro-Oeste

A frente fria também provoca instabilidade no Centro-Oeste. Segundo o Inmet, são esperadas precipitações acompanhadas de raios e ventos que podem atingir 100 km/h em Mato Grosso, Goiás e no Distrito Federal. Os termômetros indicam 30 °C em Cuiabá e Goiânia, e 25 °C em Brasília.

Demais regiões

O tempo contrasta no Sul e no litoral do Nordeste, onde a sexta-feira deve ser de sol e sem chuva. As máximas previstas são de 33 °C em Porto Alegre (RS) e 28 °C em Florianópolis (SC).

Já o interior nordestino pode voltar a receber chuva por causa da atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) e de uma área de baixa pressão entre Maranhão e Piauí. O padrão favorece pancadas de intensidade moderada a forte em pontos isolados, após um período de ar mais seco.

Com informações de Metrópoles

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here