Justiça da Argentina autoriza extradição de cinco brasileiros condenados pelos atos de 8 de Janeiro

0
18

A Justiça federal da Argentina determinou, na quarta-feira (3.dez.2025), a extradição de cinco brasileiros sentenciados no Brasil a penas de 13 a 17 anos de prisão pela invasão e depredação das sedes dos Três Poderes em 8 de janeiro de 2023.

O julgamento ocorreu na 3ª Vara Federal de Buenos Aires, conduzido pelo juiz Daniel Rafecas, que analisou cada caso individualmente. A decisão manteve a prisão preventiva dos réus, que ainda poderão recorrer à Suprema Corte argentina após a publicação dos fundamentos, prevista para 9 de dezembro.

Serão extraditados: Ana Paula de Souza, Wellington Firmino, Rodrigo de Freitas, Joelton Gusmão Oliveira e Joel Borges Corrêa. Todos deixaram o Brasil após a condenação e foram presos em território argentino em novembro de 2024.

O pedido de extradição foi apresentado em outubro de 2024 pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. Antes disso, em junho do mesmo ano, o governo argentino enviou às autoridades brasileiras uma relação de procurados que se encontravam no país; a Polícia Federal calculava que cerca de 180 investigados pelos atos extremistas estariam distribuídos pelo território argentino.

Defendidos por advogados argentinos, os cinco condenados alegaram inocência e perseguição política. Paralelamente, solicitaram refúgio à Comissão Nacional para Refugiados (Conare) da Argentina. Caso o pedido seja aceito, a extradição será anulada.

Com informações de Poder360

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here