BNDES solicita falência da TV Gazeta de Alagoas após falta de pagamento em recuperação judicial

0
14

Brasília – O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) pediu nesta terça-feira, 2 de dezembro de 2025, a falência da TV Gazeta de Alagoas por descumprimento do plano de recuperação judicial em vigor desde 2019.

O requerimento foi protocolado na 10ª Vara do Tribunal de Justiça de Alagoas depois de a emissora, controlada pelo ex-presidente Fernando Collor, não quitar uma parcela de R$ 14.500 que venceu em 25 de novembro. O prazo para o pagamento expirou na segunda-feira, 1º de dezembro.

Por determinação do juiz, a TV Gazeta terá mais 15 dias para quitar o valor ou apresentar justificativa. Caso contrário, o processo de falência poderá ser homologado.

Histórico da emissora

Fundada em 1975, a TV Gazeta foi afiliada da Rede Globo até setembro de 2025, quando o Supremo Tribunal Federal autorizou a emissora carioca a rescindir o contrato. A decisão confirmou sentenças do Tribunal de Justiça de Alagoas e do Superior Tribunal de Justiça.

No julgamento, o então ministro Luís Roberto Barroso apontou que a empresa alagoana teria sido usada para práticas de lavagem de dinheiro.

Em 2020, durante o governo de Jair Bolsonaro (PL), o BNDES perdoou uma dívida de aproximadamente R$ 10 milhões da TV Gazeta.

Posicionamento da empresa

Procurada pelo Poder360, a emissora não enviou comentário até a publicação desta matéria. O espaço segue aberto para manifestação.

Com informações de Poder360

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here