Aprovação de Lula fica em 49% e reprovação em 48%, aponta Datafolha

0
27

A pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (6/12) indica que 49% dos eleitores aprovam o desempenho pessoal do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), enquanto 48% desaprovam. A diferença está dentro da margem de erro de dois pontos percentuais.

Avaliação do governo

Quando a pergunta se volta para a administração federal, 32% classificam o governo como bom ou ótimo, 37% o consideram ruim ou péssimo e 30% dizem ser regular. Os percentuais praticamente repetem os verificados em setembro, quando eram 33% de boa/ótima e 38% de ruim/péssima.

Metodologia

O instituto ouviu 2.002 eleitores em 113 municípios entre terça (2/12) e quinta-feira (4/12).

Contexto político

O levantamento foi realizado após uma sequência de derrotas do governo no Congresso, principalmente no Senado, onde a indicação de Jorge Messias ao Supremo Tribunal Federal contrariou o grupo liderado pelo presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP).

No mesmo período, o Palácio do Planalto anunciou em cadeia nacional a isenção do Imposto de Renda para salários de até R$ 5 mil. Entre os eleitores que ganham de dois a cinco salários mínimos, a aprovação ao governo subiu quatro pontos, variação dentro da margem de erro.

Série histórica

Em fevereiro, após a chamada “crise do Pix” e um início de ano turbulento, a avaliação positiva do governo havia caído para 24%, a pior marca dos três mandatos de Lula. Apesar de ainda ficar abaixo dos índices obtidos entre 2003 e 2010, o resultado atual supera o registrado por Jair Bolsonaro no mesmo período de governo, quando a gestão tinha 53% de ruim ou péssimo em 2021.

Para o Datafolha, o humor do eleitorado segue marcado por desgaste, polarização e expectativas não atendidas, enquanto o cenário político de 2026 começa a influenciar a percepção popular.

Com informações de Metrópoles

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here