O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) declarou neste sábado (6.dez.2025) que o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) “representa tudo o que Jair Bolsonaro é”. A fala foi divulgada em vídeo um dia após o ex-presidente indicar o filho como pré-candidato do PL à Presidência da República.
“Os mesmos que atacavam meu pai agora atacam o Flávio, porque sabem o que ele simboliza”, afirmou Eduardo. Segundo o deputado, a decisão é uma resposta às pressões que teriam sido feitas para impedir a participação do ex-mandatário no processo eleitoral.
Perseguição e recado a críticos
Eduardo afirmou que Jair Bolsonaro — preso na Superintendência da Polícia Federal em Brasília e condenado a 27 anos e 3 meses por tentativa de golpe de Estado — foi “chantageado” para se afastar da disputa, mas optou por manter o projeto político por meio do filho.
“O sistema tentou calar, chantagear e prender Bolsonaro. Mesmo assim, ele escolheu dar continuidade ao movimento”, disse. O parlamentar acrescentou que retirar Flávio da corrida presidencial significaria vitória para grupos que, na visão dele, defendem censura e prisão política. “Sem liberdade, não existe futuro para o Brasil”, destacou.
Definição da candidatura
O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, confirmou na sexta-feira (5.dez) que Flávio será o nome do partido nas eleições de 2026. A articulação começou em outubro, durante viagem do senador aos Estados Unidos para visitar Eduardo, e foi sacramentada em 25 de novembro, quando Flávio visitou o pai na PF.
Líderes da legenda, como Sóstenes Cavalcante (RJ), Mário Frias (SP) e Carlos Jordy (RJ), manifestaram apoio público à escolha.
Imagem: Internet
Cenário eleitoral
Pesquisas divulgadas em novembro por AtlasIntel e Paraná Pesquisas mostram o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com intenção de voto entre 36,3% e 47,3%. Flávio Bolsonaro aparece de 19,7% a 23,1%.
Os levantamentos indicam que a entrada oficial do senador na disputa pode alterar a correlação de forças para a eleição do próximo ano.
Com informações de Poder360

