O advogado Marcos Brito Nascimento, que presidiu até o ano passado a Comissão de Combate à Violência Contra a Mulher da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Barueri, na Grande São Paulo, responsabilizou o movimento feminista pela violência de gênero em um comentário publicado nas redes sociais. A declaração gerou forte repercussão negativa.
Declaração nas redes
No sábado (15/6), Nascimento respondeu a uma postagem que dizia: “Maldito é o homem que sai da barriga de uma mulher pra machucar outra mulher”. O advogado comentou: “Culpa de vocês feministas, que deixam o ego tomar conta. Vocês criminalizando o homem com postagem estúpida”.
A autora da publicação, Maria Santanna, divulgou o comentário em um novo post e ressaltou que o perfil do advogado se apresentava como presidente da comissão da OAB, cargo que ele não ocupa mais.
Posicionamento da OAB
Em nota, a OAB Barueri repudiou a fala do ex-presidente e afirmou que ela contraria os princípios da entidade, entre eles a defesa dos direitos humanos e o combate à violência de gênero. A subseção informou que a utilização do nome da OAB e a associação do advogado à comissão configuram condutas inaceitáveis e que solicitou uma retratação pública.
O presidente da subseção, José Almir, declarou que a retratação ainda não foi feita. Nascimento, por sua vez, negou ter sido procurado pela entidade após o episódio.
Imagem: Internet
Advogado reconhece erro
Em nota encaminhada ao Metrópoles, Marcos Brito Nascimento admitiu que o comentário foi “infeliz” e “inadequado” e pediu desculpas. Ele afirmou que pretendia criticar “a metodologia ou o tom” de determinados discursos feministas, mas reconheceu que as palavras escolheram criminalizar indevidamente o movimento.
O advogado destacou que continua comprometido com a defesa das mulheres, citou sua atuação à frente da comissão — mandato que, segundo ele, terminou em 2024 — e disse estar disposto a dialogar para fortalecer o combate à violência de gênero.
Com informações de Metrópoles

