São Paulo – A Amazon Web Services (AWS) lançou na terça-feira (2.dez.2025) o Trainium3, novo chip voltado ao treinamento de modelos de inteligência artificial, durante a conferência anual AWS re:Invent, realizada nos Estados Unidos. A empresa também revelou que já trabalha na próxima geração, batizada de Trainium4.
O Trainium3 UltraServer emprega componentes de 3 nanômetros e arquitetura de rede desenvolvida internamente. De acordo com a AWS, o sistema é quatro vezes mais rápido e oferece quatro vezes mais memória que o antecessor em tarefas de treinamento e inferência de IA em períodos de pico.
Cada chip Trainium3 entrega 2,52 petaflops (PFLOPs) em precisão FP8, além de expansão de 1,5 vez na capacidade de memória e de 1,7 vez na largura de banda quando comparado ao Trainium2. O componente atinge 144 GB de memória HBM3e e 4,9 TB/s de largura de banda, segundo comunicado da companhia.
A Amazon informou que milhares de UltraServers podem ser interligados, totalizando até 1 milhão de chips Trainium3 em uma única aplicação — dez vezes o volume suportado pela geração anterior. Cada servidor comporta 144 unidades do novo processador.
Além do ganho de desempenho, a AWS afirma que os novos chips consomem 40% menos energia. A estratégia, segundo a empresa, é focar em soluções de menor demanda energética, mesmo com o crescimento de data centers no setor.
Imagem: Internet
Clientes como Anthropic, a japonesa LLM Karakuri, SplashMusic e Decart já utilizam o Trainium3, relatando redução nos custos de inferência.
Próxima geração
Durante o evento, a AWS adiantou que o Trainium4 suportará a tecnologia NVLink Fusion, da Nvidia, possibilitando que sistemas equipados com o novo chip operem em conjunto com GPUs da fabricante rival sem abrir mão dos racks de menor custo desenvolvidos pela Amazon. A empresa não divulgou previsão de lançamento.
Com informações de Poder360

