Brasília — Diretores do Banco Central afirmam que o mercado de trabalho brasileiro começa a exibir “sinais incipientes de desaquecimento”. A avaliação consta da ata do Comitê de Política Monetária (Copom) divulgada nesta terça-feira, 16 de dezembro de 2025.
No documento, a autoridade monetária informa que os vetores de inflação permanecem “adversos”, com destaque para o segmento de serviços, e reforça que acompanhará o ritmo da atividade econômica e as expectativas de preços, ainda desancoradas.
“Diante das condições observadas e prospectivas, o cenário prescreve uma política monetária significativamente contracionista por período bastante prolongado”, registra a ata.
Após debate interno, o colegiado concluiu que manter o nível atual da taxa básica de juros por mais tempo é a estratégia adequada para assegurar a convergência da inflação à meta estipulada.
Imagem: Internet
Na reunião de 10 de dezembro, o Copom decidiu, pela quarta vez consecutiva, conservar a Selic em 15% ao ano. Com isso, o Brasil continua exibindo o segundo maior juro real do mundo, atrás apenas da Turquia.
Com informações de Poder360

