A Câmara dos Deputados confirmou, na noite de quinta-feira (11/12), que o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) será a banca examinadora do próximo concurso público do órgão, programado para 2026.
De acordo com comunicado divulgado nas redes sociais da Casa, a comissão organizadora analisou as propostas apresentadas e recomendou o Cebraspe para conduzir todas as etapas do certame.
Vagas e áreas contempladas
O concurso oferecerá mais de 50 vagas distribuídas em 12 áreas: registro e redação, processo legislativo e gestão, comunicação social, documentação e informação legislativa, museologia, engenharia, medicina e técnico legislativo. Entre as atribuições previstas estão policial legislativo federal, assistente legislativo e administrativo.
Remuneração
Os salários iniciais definidos pela Câmara variam de R$ 19.616,98, para o cargo de técnico legislativo, a R$ 29.462,78, para analista legislativo.
Autorização e próximos passos
A autorização para a realização do concurso foi concedida em setembro pelo presidente da Câmara, deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), por meio de publicação em edição extra do Diário da Câmara dos Deputados. O número exato de vagas de provimento imediato e de cadastro de reserva será definido no edital.
Imagem: Internet
Histórico de concursos
O concurso anterior da Câmara ocorreu em 2023, durante a gestão do ex-presidente Arthur Lira (PP-AL), com 140 vagas distribuídas entre as áreas de contabilidade, informática legislativa, técnico em material e patrimônio, assistência social, enfermagem, farmácia, medicina e técnica legislativa.
Com informações de Metrópoles

