São Paulo (SP) – O arcebispo metropolitano de São Paulo, cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, determinou que o padre Júlio Lancellotti interrompa as transmissões ao vivo de suas missas nas redes sociais. A decisão foi comunicada em conversa privada entre os dois religiosos, segundo a Arquidiocese, que não divulgou os motivos da medida.
Trajetória na Igreja
Nascido em Cerro Largo (RS), Dom Odilo tem 76 anos e comanda a Arquidiocese de São Paulo desde 2007. Formado em Filosofia e Teologia, concluiu doutorado em Teologia em 1991, em Roma.
Em 2002, foi nomeado arcebispo – terceiro posto mais alto da hierarquia católica – e, cinco anos depois, recebeu do papa Bento XVI o título de cardeal. A dignidade o coloca como conselheiro direto do pontífice e integrante do colégio que escolhe um novo papa em caso de conclave.
Parente distante do cardeal Dom Vicente Scherer, ganhou projeção internacional em 2013, quando, aos 63 anos, figurou entre os nomes cogitados para suceder Bento XVI. Ele participou do conclave que elegeu o papa Francisco.
Renúncia programada
Em outubro de 2024, Dom Odilo apresentou pedido de renúncia ao governo da Arquidiocese de São Paulo. O papa Francisco aceitou, mas solicitou que permanecesse no cargo por mais dois anos. Assim, a saída está prevista para o fim de 2026.
Imagem: Internet
Suspensão das transmissões
O padre Júlio Lancellotti, que soma mais de 2 milhões de seguidores, informou no domingo (14/12) que aquela seria sua última celebração on-line. A Arquidiocese confirmou a decisão, sem esclarecer as razões da proibição.
Com informações de Metrópoles

