Carla Zambelli entrega mandato de deputada após decisão do STF

0
21

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) renunciou neste domingo, 14.dez.2025, ao mandato na Câmara dos Deputados. O presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), convocou o primeiro suplente da legenda, Adilson Barroso (PL-SP), para assumir a vaga.

A decisão de Zambelli ocorre três dias depois de o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinar a perda automática do mandato parlamentar. Na quinta-feira, 11.dez, Moraes deu 48 horas para que Motta chamasse o suplente, após o plenário da Câmara ter votado pela manutenção da deputada no cargo.

Entenda a determinação do STF

No despacho, Moraes recordou que, desde o julgamento do mensalão, em 2012, o STF entende que a condenação criminal definitiva de um congressista implica a perda imediata do mandato, sem necessidade de deliberação da Mesa Diretora da Câmara.

Condenações e prisão

Zambelli foi condenada em maio deste ano a 10 anos de prisão e ao pagamento de R$ 2 milhões por danos coletivos, acusada de invadir sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Segundo a investigação, a deputada teria sido a autora intelectual da fraude que resultou na emissão de um falso mandado de prisão contra Moraes. O ataque cibernético foi executado por Walter Delgatti, também condenado, que afirmou ter agido sob orientação dela.

Em junho, após a condenação, a parlamentar deixou o Brasil e passou a ser considerada foragida. A pedido de Moraes, seu nome foi incluído na lista vermelha da Interpol. Ela foi presa em Roma, Itália, em julho.

Em agosto, o STF impôs nova pena: 5 anos e 3 meses de reclusão por porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal contra o jornalista Luan Araújo na véspera do segundo turno das eleições de 2022. A Corte também fixou multa de 400 salários mínimos, atualizada pelo índice oficial de inflação.

Com informações de Poder360

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here