A Administração de Aviação Civil da China (CAAC) divulgou, em 17 de dezembro de 2025, uma proposta de normas gerais de aeronavegabilidade para acelerar a certificação de aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL).
Segundo o órgão regulador, o novo conjunto de regras pretende estabelecer uma base comum para a aprovação desses “carros voadores”, processo que vem ocorrendo caso a caso. A medida é considerada essencial para permitir a entrada comercial das eVTOLs no mercado chinês.
Principais pontos da minuta
A proposta da CAAC prevê a aplicação das normas a aeronaves:
- tripuladas;
- totalmente elétricas;
- com propulsão elétrica distribuída;
- peso máximo de decolagem de 5.700 kg;
- capacidade para até 9 passageiros;
- velocidade máxima de cruzeiro (operacional ou estrutural) abaixo de 463 km/h.
Caso o projeto atenda integralmente aos requisitos, não serão necessárias condições especiais adicionais, reduzindo o tempo de certificação. Hoje, cada condição especial pode levar cerca de um ano entre discussão e aprovação, disse Jia Siyuan, cofundador da Zerog Aircraft Industry (Hefei) Co. Ltd.
Competição regulatória
Executivos do setor observam que a iniciativa chinesa ocorre em meio à disputa com os Estados Unidos para definir padrões globais de aviação elétrica. Jiang Bin, fundador da Inflync Aviation Technology (Shanghai) Co. Ltd., afirmou que o movimento sinaliza a intenção da CAAC de alinhar-se a outras autoridades e influenciar normas internacionais.
A FAA, agência de aviação dos EUA, publicou em julho de 2025 uma circular consultiva com diretrizes gerais para eVTOLs movidas a bateria, limitadas a 6 passageiros e 5,67 toneladas métricas de peso máximo de decolagem. A Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) também possui regras específicas para o segmento.
Imagem: Internet
Caso as eVTOLs chinesas adotem configurações não abrangidas pela nova norma, a CAAC poderá criar exigências especiais. Analistas veem essa possibilidade como incentivo para que os fabricantes mantenham projetos dentro dos parâmetros propostos.
China e Estados Unidos lideram o financiamento e os avanços regulatórios no mercado global de eVTOL, setor que busca iniciar operações comerciais nos próximos anos.
Com informações de Poder360

