Concessões dominam ranking das melhores rodovias do Brasil, aponta CNT

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Levantamento da Confederação Nacional do Transporte (CNT) divulgado nesta quarta-feira (17.dez.2025) indica que nove dos dez melhores trechos rodoviários do país estão sob gestão privada. O estudo faz parte da Pesquisa CNT de Rodovias 2025 e avaliou pavimento, sinalização e geometria das vias.

O único segmento administrado diretamente pelo poder público entre os dez primeiros colocados é o da SP-320, no interior paulista. Os demais pertencem a rodovias federais ou estaduais concedidas à iniciativa privada, com predominância de trechos localizados no Sudeste, especialmente em São Paulo.

De acordo com a CNT, o desempenho superior das concessões está associado à maior frequência de manutenção e à previsibilidade dos investimentos. Ao todo, foram analisados 30.130 quilômetros de estradas concedidas, o que representa 26,4% da extensão pesquisada.

No extremo oposto do ranking, todas as dez piores rodovias são estatais e situadas nas regiões Norte, Nordeste e Sul. Esses trechos foram classificados como “péssimos” devido a problemas graves de pavimento, sinalização deficiente e falhas de geometria, fatores que elevam o risco de acidentes e encarecem o transporte.

A pesquisa mostra ainda uma melhora geral na malha brasileira: a proporção de rodovias classificadas como ótimas ou boas passou de 33% para 37,9% em 2025. Mesmo assim, 62,1% dos segmentos avaliados permanecem em condição regular, ruim ou péssima.

Para o presidente da CNT, Vander Costa, as concessões firmadas em 2025 foram decisivas para elevar a qualidade das estradas. Ele destacou que a má conservação eleva em média 31,2% os custos operacionais do transporte rodoviário, percentual que chega a 35,8% quando a gestão é pública.

Com informações de Poder360

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