CPI do INSS barra convocação de Jorge Messias por 19 a 12

0
23

A CPI mista que investiga suspeitas de fraudes no INSS rejeitou nesta quinta-feira (4.dez.2025) o pedido de convocação do ministro da Advocacia-Geral da União, Jorge Messias. A votação terminou com 19 votos contrários e 12 favoráveis.

Parlamentares da oposição queriam que Messias explicasse a atuação da AGU diante das denúncias de descontos indevidos em benefícios de aposentados, reveladas em abril deste ano. Governistas articularam contra o requerimento para evitar desgaste ao ministro, indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF). A sabatina de Messias no Senado ainda não tem data marcada.

Na mesma sessão, a comissão ouve Silas da Costa Vaz, secretário da Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais do Brasil (Conafer), e Américo Monte Jr., presidente do Amar Brasil Clube de Benefícios (ABCB).

O presidente da CPI, senador Carlos Viana (Podemos-MG), anunciou que solicitará a prorrogação dos trabalhos até maio de 2026, alegando que o colegiado ainda precisa aprofundar as investigações.

Com informações de Poder360

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here