CPI do INSS decidirá se convoca Leila Pereira e outras três autoridades na quinta-feira

0
14

A CPMI do INSS agendou para esta quinta-feira, 4 de dezembro, a votação de quatro requerimentos de convocação. Entre os nomes está o da presidente do Palmeiras e controladora da Crefisa, Leila Pereira. A informação foi confirmada nesta terça-feira (2.dez.2025) pelo presidente da comissão, senador Carlos Viana (Podemos-MG).

Também serão apreciados pedidos para ouvir o ministro da Advocacia-Geral da União, Jorge Messias; o presidente do Banco Master, Daniel Vorcaro; e o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo).

Motivo da convocação de Leila Pereira

O relator da CPMI, deputado Alfredo Gaspar (União Brasil-AL), solicitou a presença da executiva para esclarecer denúncias de falhas operacionais e contratuais atribuídas à Crefisa na gestão de folhas de pagamento de aposentados e pensionistas. Segundo documento apresentado pelo relator, beneficiários do INSS teriam sido pressionados a abrir contas correntes e a contratar serviços da empresa. A comissão pretende apurar o nível de conhecimento da diretoria e a responsabilidade administrativa sobre essas práticas.

AGU na mira dos parlamentares

A convocação de Jorge Messias chegou a ser pautada no fim de novembro, mas foi retirada após acordo entre líderes governistas e da oposição. Parlamentares defendem que o ministro esclareça a atuação da AGU diante de denúncias de descontos indevidos em benefícios do INSS. Aliados do governo temem desgaste para Messias, indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Supremo Tribunal Federal. A sabatina do jurista na Comissão de Constituição e Justiça, marcada para 10 de dezembro, foi adiada pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), nesta terça-feira.

A votação dos quatro requerimentos está confirmada para a reunião da CPMI marcada para a manhã de quinta-feira.

Com informações de Poder360

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here