O cronograma para a publicação do novo edital do concurso da Polícia Civil de Santa Catarina (PC-SC) sofreu um atraso de 15 dias. A informação foi divulgada pelo delegado-geral da corporação, Ulisses Gabriel, em suas redes sociais.
Segundo o chefe da polícia civil catarinense, o atraso é resultado de “burocracias legais”, mas a previsão é de que o documento seja divulgado ainda em dezembro de 2025. A expectativa é que o período de inscrições comece no mesmo mês.
300 vagas imediatas
O edital deverá oferecer 300 vagas, sendo 200 para Agente de Polícia e 100 para Escrivão. A banca organizadora definida é o Idecan.
Autorização em julho
A seleção foi autorizada em 15 de julho de 2025, logo após a formatura de novos policiais civis, em cerimônia que contou com a presença do governador Jorginho Mello. De acordo com Ulisses Gabriel, a intenção é concluir o concurso e iniciar o curso de formação a tempo de nomear os aprovados em 2026.
Reforço emergencial no efetivo
Para suprir lacunas até a chegada dos novos servidores, o governo estadual autorizou, em dezembro de 2023, a contratação de policiais civis aposentados e de temporários. A medida busca manter o atendimento nas delegacias, principalmente durante a operação Estação Verão.
Imagem: Internet
Último concurso foi em 2017
O último certame para Agente e Escrivão da PC-SC ocorreu em 2017, sob organização da Fepese. Na ocasião, foram ofertadas 194 vagas para Escrivão e 200 para Agente, com salários de R$ 5.317,94 e R$ 3.842,20, respectivamente.
Detalhes como requisitos de escolaridade, valores de remuneração e cronograma de provas do novo concurso ainda não foram divulgados e dependem da publicação oficial do edital.
Com informações de Ceisc

