A Netflix incluiu no catálogo o documentário “Nos Bastidores de Stranger Things: The First Shadow”, produção que aprofunda a mitologia da série antes da estreia da quinta e última temporada. O filme acompanha a montagem teatral homônima apresentada em Londres e na Broadway e reúne elenco e criadores para detalhar eventos pouco explorados na televisão.
Primeiro portal para a Dimensão X
O documentário parte de um experimento militar que teria provocado o desaparecimento do navio USS Eldridge. Na narrativa expandida, a embarcação é sugada para a Dimensão X. O ataque de criaturas desse universo deixa apenas um sobrevivente: o Capitão Brenner, pai do futuro pesquisador responsável pelos testes em Hawkins. Os relatos desse militar motivam a obsessão do jovem Brenner pelo “outro lado”.
Desaparecimento de Henry Creel
A produção também revela que Henry Creel sumiu por cerca de 12 horas quando criança, anos antes do desaparecimento de Will Byers. O breve contato com a Dimensão X teria colocado o garoto sob influência do Devorador de Mentes e desencadeado suas habilidades psíquicas. Na época, versões adolescentes de Hopper, Joyce e Bob investigam mortes estranhas de animais e se aproximam da verdade sobre Henry.
Da experiência Número 1 ao surgimento de Vecna
Segundo o documentário, Henry tenta fugir do laboratório usando telepatia para se comunicar com Patty Newby, por quem tinha afeto. Ao encontrar a família disposta a devolvê-lo a Brenner, ele permite que o Devorador de Mentes assuma o controle, resultando na morte dos parentes. Posteriormente, dá início ao Experimento de Nevada, no qual mulheres grávidas recebem seu sangue — procedimento que origina Eleven.
Após ser banido por Eleven para a Dimensão X, Henry remodela esse ambiente até transformá-lo no espaço conhecido pelos fãs como Mundo Invertido, assumindo definitivamente a identidade de Vecna.
Imagem: Internet
Com essas revelações, “Nos Bastidores de Stranger Things: The First Shadow” antecipa respostas aguardadas para a próxima temporada e expande a linha do tempo da série de sucesso.
Com informações de Metrópoles

